O representante e ex-conselheiro da APAFISP – Associação Paulista dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil –, José Américo Espíndola Pimenta, faleceu no início da manhã de ontem (segunda-feira, dia 13). Diversos amigos e colegas lamentaram o ocorrido. Confira abaixo mensagens de condolências:
Sandra Tereza Paiva Miranda:
Hoje o nosso dia ficou bem mais triste, pois nosso querido amigo José Américo Espíndola Pimenta nos deixou. Cumpriu sua missão com galhardia e brilhantismo e agora está com nosso Pai no descanso merecido. Esta noite ele dormiu conosco e acordou com Deus. Perdemos um grande amigo, um grande homem, ex-conselheiro da APAFISP e da Anfip – Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil –, e atual representante da APAFISP pela cidade de Santos, que nos representou com dignidade e nos defendeu de forma única e eficaz. Muito nos honrou com seu trabalho, junto a nossa categoria onde sempre se portou de forma muito atuante e presente. Nosso querido Pimenta nos deixa seu legado construído com trabalho e dedicação, e sua marca em cada um de nós que teve o imenso prazer de conhecê-lo e tê-lo como amigo, companheiro de luta. À família nossos sinceros sentimentos, pedindo a Deus que lhes concedam a força necessária neste momento difícil. Descanse em paz, meu querido amigo do coração.
Ariovaldo Cirelo:
Luto na classe dos AFRFB. Hoje morreu um dos seus expoentes. José Américo Espíndola Pimenta se foi. Estou triste, perdemos um amigo, um batalhador dos interesses da classe. Pimenta, grande conhecedor da Matéria Jurídica, especialmente a Constitucional. A Classe dos AFRFB está de luto, mais enfraquecida, perdeu um de seus expressivos expoentes. Pimenta, vá em paz, sua missão na vida terrena foi muito bem cumprida. Tenho certeza que na sua nova morada, junto ao Pai, continuará com sua brilhante missão em defesa dos Direitos Sociais. Há muito pouco tempo perdemos outro líder, Vicente José Rocco, do qual você era grande admirador. Sei que estarão juntos nessa nova esfera da vida.
Margarida Lopes de Araújo:
Pimenta trabalhou intensamente no Congresso Nacional sempre no convencimento dos deputados e senadores para que as cláusulas pétreas fossem respeitadas e, também, pela exclusão gradativa da contribuição dos servidores aposentados e pensionistas, pauta da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 555/2006. Faleceu enquanto dormia: adormeceu na terra e, deslumbrado, acordou no céu, como convém a um espiritualista como Pimenta sempre fez questão de esclarecer. Então, que o nosso amigo se vá com as nossas mais sentidas lembranças e que seu trabalho nesta terra encontre as recompensas no céu.
Edison Guilherme Haubert:
O Instituto Mosap – Movimento dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas, informado do falecimento, hoje ocorrido em sua residência, na cidade de Santos (SP), do Dr. José Américo Espíndola Pimenta, expressa os mais sentidos pêsames a toda APAFISP, da qual foi um dos mais destacados membros, bem assim desenvolveu intensa atividade no Mosap, em Brasília e nos Estados, sempre na defesa da paridade, integralidade de proventos e não contribuição para a Previdência Social de aposentados e pensionistas. Doutor Pimenta, carinhosamente chamado por seus colegas e amigos, sempre lembrava o preceito Constitucional do artigo 60 § 4, item 4º – Cláusulas Pétreas. Doutor Pimenta deixa muita saudade e, sobretudo, a constante disposição de luta pela defesa dos Aposentados e Pensionistas via APAFISP, Anfip e Mosap, do qual foi diretor por várias vezes, inclusive da atual Diretoria. Que Deus o tenha em bom lugar e o seu exemplo nos conforte a todos!
Jose Ivo Leite:
Muito triste. Conheci-o de perto. Muitas assembleias no antigo Sindifisp. Muitas idas a Brasília para fazermos trabalho parlamentar na época da “reforma da previdência”. Encontros promovidos pela APAFISP e Anfip. Muitos chopinhos no Bar Brahma… também. Guerreiro, aguerrido, idealista, incansável nas lutas em que estavam envolvidos os interesses da categoria. Eu o vi pela última vez no encontro do Jurídico em São Paulo (para tirar dúvidas sobre o processo 28,86 da Anfip e do sindicato) no dia 2 de março. Fica nossa eterna gratidão e imorredoura lembrança a esse companheiro emblemático e lutador.
Álvaro Rabelo:
Que pena! Ficam as lembranças das lutas. Já participamos da mesma diretoria – um colega, um amigo.
Gilma Oliveira:
Triste mesmo! Que os anjos o acompanhem na sua nova jornada.
Carlos Alberto de Souza:
Mais um grande colaborador, um expoente da categoria dos Auditores-Fiscais vai ao encontro do Pai. Que Deus conceda à família o conforto espiritual necessário para enfrentar este momento de perda e de dor.
Tania Maria Garcia:
Estamos muito tristes com partida do colega batalhador Pimenta.
Marlene Amadei:
Mais um grande amigo e parceiro de dança que se vai. Viverá para sempre em minha, em nossas lembranças.
Telma Pereira:
Estamos muito tristes.
Maria Gimenes:
Vá em paz! A nossa amizade será eterna…
Carmelina Calabrese:
Que pesar! Querido amigo e grande batalhador pelas causas associativas e de interesse da sociedade.
João Barros Padilha:
Estou surpreso e lamento muito a perda desses dois colegas ilustres, guerreiros batalhadores pelas causas justas! Meus sentimentos de pesar!
Carlos Alberto de Souza:
Mais um grande colaborador, um expoente da categoria dos Auditores-Fiscais vai ao encontro do Pai. Que Deus conceda à família o conforto espiritual necessário para enfrentar este momento de perda e de dor.
Raul Cabadas Filho:
Poxa, fiquei triste agora. Recentemente foi-se João Santos, agora, o Pimentinha. Era assim que eu o chamava. Meus sentimentos à família e amigos do nobre colega.
Délia Alberton:
Tristeza, muita tristeza é o sentimento que esta notícia nos causa. Sabemos que somos passageiros neste mundo, mas é sempre muito triste quando um de nós se despede e vai embora. Principalmente quando este alguém foi tão especial e tão batalhador quanto foi nosso amigo Pimenta. Mas é assim mesmo: outras lutas o aguardam. Descanse em paz, Pimenta, para reunir forças para outras batalhas. O tempo não para.
Sergio Wehber:
Cirelo, lamento a morte do nosso colega Pimenta. Ele sempre foi um Auditor-Fiscal identificado com as nossas lutas. Por favor, transmita aos familiares e aos associados da APAFISP os pêsames da “Família AFIPERJ (Associação dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil no Estado do Rio de Janeiro)”.
Doroti Carrero:
Muita Luz!
Pedro Delarue:
Grande colega. Uma enorme perda.
Ubiratan Casarin Vieira da Silva:
Colega respeitadíssimo no Congresso. Grande perda para a carreira.
Nelia Cruvinel Resende:
Trabalhei muito com o Pimenta no Congresso durante os anos 90. É uma grande perda.
Clevenir Velasco:
Triste mesmo, um colega de luta…
Celina Rosa:
Puxa, que triste. Deus tenha em seus braços. Vamos sentir sua falta.
Marco Adade:
Que Deus o tenha.
Vânia Bertequini Nagata:
Nossos sentimentos. Lamentamos muito a perda de dois grandes amigos. Que Deus dê o conforto a todos os familiares.
Helena Marcia Bento Vicentini:
Ah! Que triste! Gostava muito de me encontrar com ele nas festas. Ele me chamava de “Heleninha” e eu sempre o chamava para dançar comigo. Também foi meu colega no Conselho Fiscal do Sindifisp junto com a Iara Storer. Lembro-me quando o pessoal “chiou” do nosso rigor, ele disse que nós duas éramos muito bravas… Sempre político, sempre querendo ficar bem com todos…uma gracinha. Com ele vai um pedaço na nossa história, um pedaço da nossa vida, da minha, pelo menos…
Devanir Oliveira:
Poxa, realmente uma grande e irreparável perda… Deus, conforte familiares e amigos. Meus sentimentos para a família!
Dulcelena Ruiz:
Descanse em paz!
Marleide Franca:
Verdade, muita saudade desses amigos queridos…
Rosalina Boni Fajardo:
De fato perdemos mais um batalhador pelas nossas causas. Sempre se fez presente abrindo caminhos para contatos com políticos em Brasília, dos quais conhecia bastante. Esperemos que outros expoentes surjam para engrossar as fileiras nas lutas q sempre surgem. Você foi um exemplo a ser seguido, Pimenta, muito me orgulho de ter participado ao seu lado de muitos embates a favor da categoria. Descanse em paz, você cumpriu seu papel com garra e honestidade!
Lise Magnusson Macedo:
Meus sentimentos à família!
Dulcelena Ruiz:
Descanse em paz!
Marina Contin:
Descanse em paz, José Américo Espíndola Pimenta, e que Deus o ilumine onde estiver. Obrigado pelo seu trabalho e dedicação na luta em prol da categoria! Grande guerreiro, morreu em pé e com a bandeira nas mãos. Meus sentimentos à família!
Di Tommaso Augusto:
Que Deus o tenha em bom lugar, nosso querido e grande amigo e colega. Nossas eternas homenagens, ao Rocco e a você.
Olga Carvalho Hott:
Vamos sentir muita falta do Pimenta! Que ele descanse em paz!
Antonio Machado:
Um velho e trabalhador companheiro, Que Deus o tenha a sua direita!
Angela Coradi:
Que triste! Espero que Deus o receba com muito carinho.
Mary Chopin:
Minhas condolências para a sua família e aos colegas.
Juarez Felício:
Que Deus te ilumine e abençoe. Pimentinha, sentindo tua falta.
Osmário Mendonça:
Meu amigo Pimenta se foi! Uma grande pena. Uma perda irreparável para todos nós! Os Auditores-Fiscais ficam órfãos pela sua partida. Os movimentos Associativo e Sindical estão de luto. Com certeza todos que o conheceram aprenderam muito com ele. Agora irá distribuir sabedoria na esfera celestial. Até breve, amigão!