A Anfip realizou uma reunião na sexta-feira passada (dia 15) com o Departamento de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos (Decipex) onde foram abordadas orientações de utilização das plataformas de atendimento e os serviços prestados.
Pela ANFIP-SP – Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil em São Paulo –, participaram o presidente Genésio Denardi, que também é coordenador do Conselho de Representantes da Anfip, as diretoras Sandra Tereza Paiva Miranda (Aposentados, Pensionistas e Serviços Assistenciais) e Marinalva Azevedo dos Santos Braghini (Administração), além da funcionária Bárbara Silva. A reunião também contou com diretores da Anfip e presidentes, diretores e funcionários das entidades estaduais. Pela Decipex participaram: Marco Aurélio Alves da Cruz (diretor), Anderson Caires (assessor) e Jéssica Bastos (coordenadora de atendimento).
O processo de centralização do atendimento de Recursos Humanos para os servidores federais aposentados e pensionistas teve início com o Decreto 9.498/2018, assinado pelo ex-presidente Michel Temer. Durante a reunião da semana passada, Marco Cruz afirmou que o movimento é um desafio e que diversas demandas têm sido solucionadas.
Ao explicar a estruturação do Decipex, Jéssica Bastos relatou que as demandas que chegam ao Atendimento são direcionadas de acordo com a temática para as demais coordenações gerais. Em seguida, a coordenadora apresentou o catálogo de serviços prestados e elucidou dúvidas dos associados enumeradas pelos representantes da ANFIP.
. PILOTO PROVA DE VIDA DIGITAL
A campanha ainda está em fase de testes, direcionada inicialmente a 20 mil cidadãos atendidos pelo Decipex. Posteriormente, pretende-se estender a funcionalidade a 700 mil aposentados, pensionistas e anistiados com biometria registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e/ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A ação tem o objetivo de melhorar e facilitar o atendimento aos beneficiários e a rotina de atividades da Unidade de Gestão de Pessoas, realizando a prova de vida por meio dos aplicativos Sigepe Mobile e Meu Gov.Br.
. ACESSO AO SIGEPE E COMPROVANTE DE RENDIMENTOS
Atualmente dentro do Sigepe, para ter acesso a qualquer documentação ou informação inerente ao Decipex, o servidor precisa selecionar o vínculo como Decipex. Em relação à emissão do comprovante de rendimentos, que inicia em fevereiro, Jéssica Bastos alertou que as pessoas que migraram no meio do ano de 2019 para o Decipex, terão à disposição comprovantes de rendimentos e deverão fazer a declaração referente às duas fontes pagadoras, mudando o vínculo para emitir cada uma.
Confira os serviços prestados em cada canal de atendimento do Decipex:
. Site gov.br. Acesse aqui
Apresentação de comprovante Extra-Siape
Comunicação de falecimento
Solicitação de auxílio funeral, desbloqueio de acesso ao Sistema de Gestão de Acesso (Sigac), isenção de Imposto de Renda, ficha financeira e contracheque.
. Protocolo digital. Acesse aqui
Atualização cadastral
Concessão de pensão e aposentadoria
Declarações
Questionamentos financeiros
Requerimentos diversos
. Sigepe requerimentos. Acesse aqui
Alteração de dados bancários
Assistência à Saúde Suplementar
Comprovante de quitação de plano de saúde
Cadastro/Alteração de dependentes
Reestabelecimento de pagamento- Covid 19
Faça download do aplicativo nas plataformas Google Play e App Store.
. Acesso externo Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Acesse aqui
Acompanhamento de processos.
. Central de Atendimento de pessoal – CAPE/DF
Atendimento presencial (suspenso temporariamente devido à pandemia)
Endereço: SAUS, Quadra 6, bloco O, térreo, Ed. Órgãos Centrais.
A unidade de atendimento presencial atualmente só está disponível em Brasília, porém, segundo o Decipex, há um projeto do Ministério da Economia para a implementação de unidades presenciais em todo o país. Em caso de necessidade, é possível se informar nas unidades regionais do Ministério da Economia, que encaminharão a demanda para o Decipex.
. Central de Atendimento Decipex
Esclarecimento de dúvidas: 0800-978-9004.
* Com informações da Anfip