Sobre a ANFIP-SP

ANFIP-SP: uma história de associativismo

Fundada no dia 6 de junho de 1967 com o nome de APAFISP por fiscais previdenciários preocupados com a categoria profissional, e, sobretudo, com o sistema previdenciário à época, a ANFIP-SP – Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil em São Paulo – iniciou sua luta por melhorias nas condições de trabalho de servidores ativos, aposentados e pensionistas, sem esquecer, jamais, da importância da Previdência Social como maior programa de distribuição de renda do País.

Como era propósito de seus fundadores, entre os quais Sebastião de Almeida Vieira e Antonio Barone Andrigo, a entidade vinculou-se à Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), que, na época, atendia pelo nome de Associação Nacional dos Fiscais de Contribuições Previdenciárias, já próspera em termos de representação nacional de toda a categoria.

No curso destas mais de cinco décadas de atividade, a ANFIP-SP teve, ao lado da Anfip, participação decisiva em momentos históricos da vida associativa dos Auditores-Fiscais da Previdência Social, posteriormente denominados Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil. Defendeu, sempre com tenacidade, reivindicações justas em termos de estrutura remuneratória condizentes com a responsabilidade e a importância do cargo.

Desde os primeiros anos, a ANFIP-SP ofereceu sugestões, reivindicou e preconizou, em benefício da instituição e de seus destinatários, a modernização de sua estrutura, em especial do sistema arrecadador/fiscalizador, proporcionando, sempre que possível, condições de aperfeiçoamento técnico profissional de seus associados, por meio de publicações, cursos, ciclos de estudos e simpósios promovidos ou onde a entidade participou, como em diversas palestras sobre propostas de reforma da Previdência Social.

A parte de lazer e responsabilidade social também estão latentes, com a realização de eventos ao longo do ano, como o Jantar Anual e a final do Campeonato de Futebol no Sesc Bertioga, onde há a participação de mais de 400 pessoas, além de atendimento personalizado para as diversas demandas dos associados.

Em abril de 2019, por meio de alteração estatutária, a entidade passou de “APAFISP” para “ANFIP-SP”, em consonância com a primeira fase do “Anfip do Futuro”, projeto que visa maior integração entre as entidades regionais e a nacional de Auditores-Fiscais.

Mesmo diante deste histórico, ANFIP-SP não pode, no entanto, se dar ao luxo de ficar apenas na lembrança de fatos ou vitórias do passado. São diversas e variadas as preocupações que exigem, a todo instante, atenção redobrada na defesa dos princípios sadios da Constituição cidadã, do sistema de seguridade social brasileiro e dos servidores públicos em particular.

Essa é a trincheira onde, certamente, a ANFIP-SP sempre estará.

Veja a primeira diretoria da ANFIP-SP (1967)

Conselho Executivo
Presidente: Sebastião de Almeida Vieira
Vice-Presidente: Antonio Barone Andrigo
Secretário: Antualpa do Valle Nogueira
2º Secretário: João Batista Rocha Pitta
Tesoureiro: Ailton Guimarães da Silva
2º Tesoureiro: Manoel Diniz

Conselho Fiscal
Presidente
: Antonio Augusto Bartolo
Secretário: Oswaldo de Rosa
Membros: Armando Carvalho dos Santos Pinto; Iraci Fedler Coffone; Oswaldo Martins do Prado; Rubens dos Santos Ferreira

APAFISP | Rua Barão de Itapetininga, 151 - cj. 112 - São Paulo - SP | CEP 01042-001 | 2016 Powered by, Dynamus Solutions