O terapeuta corporal Paulo Minoru Minazaki Júnior, filho do associado Paulo Minoru Minazaki, lançou este ano o livro “Ba Duan Jin”, pela Editora Brasileira de Medicina Chinesa , que forma o terceiro volume da Coleção Artes Corporais Chinesas. Ba Duan Jin refere-se à técnica do Qi Gong – pronuncia-se “ti con” –, que visa manipular a energia corporal, utilizada na cultura oriental para obter benefícios para o corpo e a mente.
Os movimentos para as pessoas que querem praticar o Qi Gong são semelhantes aos das artes marciais, porém mais sutis. “São simples, mas com riqueza de detalhes no movimento”, diz Paulo Minoru. O autor do livro afirma também que o Qi Gong auxilia os adeptos na ampliação da consciência do próprio corpo. “O autoconhecimento, por sua vez, faz com que as pessoas melhorem em diversos aspectos.”
O especialista, que trabalha com a técnica há mais de 15 anos, afirma que a lógica do oriental, de maneira geral, é voltada para a prevenção de doenças. Ou seja: remedia possíveis problemas. “Por outro lado, o ocidental trabalha a vida toda para juntar dinheiro e, quando se aposenta, usa esse todo dinheiro para cuidar da saúde.”
Minoru diz que todos nascem com certa quantidade de energia e que a perdemos gradativamente ao longo dos anos. “Com a prática dessa técnica, a pessoa adquire maior qualidade de vida e mantém essa energia por maior quantidade de tempo. As mudanças podem ser perceptíveis na diminuição de dores, no alívio de estresse, no ganho de qualidade no sono e em questões fisiológicas.”
AS PUBLICAÇÕES
A coleção de Minoru tem como primeiro volume a “Teoria Aplicada ao Qi Gong”, lançado no ano passado, seguido pelo livro “Técnicas de Desbloqueio Articular, Captação de Qi (Zhan Zhuang) e Armazenamento de Qi”, também lançado no ano passado, ambos pela Editora Brasileira de Medicina Chinesa.
“A linguagem do primeiro livro, até por conter bastante teoria, é técnica, mas de fácil compreensão. O segundo e o livro que lancei este ano contêm mais a parte prática do Qi Gong, então a linguagem é simplificada”, explica o autor, que, além de terapeuta corporal, é formado em Educação Física e também atua como professor na Escola Brasileira de Medicina Chinesa (Ebramec).
Os três livros estão disponíveis na loja da Ebramec e no site Mais Oriental.
AULAS
As pessoas que tiverem interesse em conhecer mais sobre o Qi Gong podem acompanhar as aulas que o Paulo Minoru ministra no Estúdio Laban, localizado no bairro do Butantã, em São Paulo. O professor está presente no espaço nas terças e quintas-feiras, das 11h às 12h, e faz atendimentos individuais com Qi Gong, acupuntura e tui ná (massagem chinesa).
Abaixo, um vídeo mostra aula ministrada por Paulo Minoru sobre alguns movimentos da técnica de respiração da coluna que, segundo o professor, pode ser utilizada para tratamento e prevenção de diversas enfermidades.
Um convênio firmado entre Minoru e a APAFISP – Associação Paulista dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil – oferece descontos em terapia chinesa para associados e dependentes. Para informações sobre valores das aulas, o contato de Paulo Minoru é (11) 97114-1590. Confira outros convênios para associados da APAFISP aqui.